A produção de alimentos é definida por inúmeras variáveis, semente, solo, adubação e manejo são muito decisivas quando o assunto é produtividade, mas o clima acaba sendo o responsável para a cultura expressar seu potencial ao máximo.
Todo planejamento de pastagens leva em consideração uma média de produtividade de matéria seca produzida numa área durante um período.
Planejar utilizando como base o teto máximo de produção que a cultura pode expressar é um erro, pois em anos com chuvas abaixo do normal teremos falta de alimento como também é um erro utilizar o mínimo, o idela é utilizar a média. Em anos que o clima é favorável como está ocorrendo nesta época aqui no RS, chovendo todo dia, muito calor e ótima luminosidade o resultado não poderia ser outro, sobra de alimento.
Num sistema à base de pasto é preciso ter alimento conservado para fazer o fechamento da dieta dos animais, sendo as mais utilizadas a silagem de milho e de trigo. Além de auxiliar no equilíbrio da dieta em termos nutricionais, estes alimentos também servem para que a quantidade fornecida diariamente não tenha alterações bruscas.
Temos alimento sobrando na pastagem e um silo aberto e sendo necessário avançar uma certa quantidade todo dia, o que fazer?
- O ideal é que seja realizado um pastejo durante a noite e outro pela manhã;
- Antecipar a ordenha da tarde e largar os animais mais cedo na pastagem;
- Antecipar a ordenha da manhã e voltar bem cedo na pastagem, pois com este calor e umidade é preciso retirá-los até 10:00 horas;
- Minimizar a utilização da silagem pela parte da manhã para que os animais cheguem na pastagem com mais apetite para o pastejo;
- Propriedades que possuem equipamentos para corte e recolhimento de forragens podem fazer a colheita e fornecer aos animais a partir das 10:00 hs até a ordenha da tarde;
- Utilizar novilhas e vacas secas para fazer o repasse no piquete;
A propriedade já está realizando todos estes manejos e ainda assim está sobrando, então temos duas opções viáveis:
- Deixar uma área para fazer um pré-secado;
- Roçar alguns piquetes e avançar pensando em melhorar a cobertura do solo.
O dimensionamento do silo é superimportante ser reavaliado nas propriedades que durante todo ano há sobra de pastagem, isto não se aplica para aquela que só estão sobrando agora neste momento em função do clima.
É muito melhor ter sobra de alimento do que falta, então esta situação deve ser encarada como um bom problema na propriedade, mas é claro que quanto mais próximo estiver a produção de pastagem com o consumo do plantel, melhor fica o manejo a ser realizado na propriedade.
Fica a pergunta, errei o cálculo ou o clima para produção de pastagem está excepcional?