Milheto ADRF 6010 Valente - Competição de forrageiras da Fundação ABC

Publicado em: 04/11/2018

Híbrido de Milheto ADRF 6010 Valente produz mais leite e supera 18 concorrentes em competição de forrageiras da Fundação ABC

 

O Híbrido de Milheto ADRF 6010 Valente, da ATTO Adriana Sementes, obteve o melhor desempenho em produção de leite na Competição de Genótipos de Forrageiras Anuais de Verão 2017-2018, realizada pela Fundação ABC, instituição de pesquisa ligada a cooperativas do Paraná.

O estudo realizado nos municípios paranaenses de Ponta Grossa, Castro e Arapoti testou o desempenho de 19 forrageiras, entre elas Capim Sudão, Sorgo Forrageiro e Milhetos de diferentes variedades e marcas.

O resultado do estudo comprovou a superioridade do ADRF 6010 Valente em teor de Proteína Bruta (PB) e conversão em leite, quando comparado a outras cultivares tradicionalmente utilizadas pelos produtores.

Neste estudo, apesar do baixo uso de nitrogênio em cobertura (56kg/ha de ureia), o Híbrido de Milheto da ATTO obteve média de 19% de PB, superando o Sorgo Forrageiro (15%) e o Capim Sudão (16%). Embora este tenha sido um bom resultado, o ADRF 6010 Valente possui potencial genético para alcançar índices ainda maiores de Proteína Bruta, como já apontaram outros estudos independentes. 

Em produtividade, medida em produção de leite por hectare, o Híbrido ADRF 6010 Valente também superou todos os concorrentes.

De acordo com o Departamento de Pesquisas da ATTO, o bom desempenho do ADRF 6010 foi especialmente positivo diante das condições climáticas adversas, já que durante a realização do ensaio, a região passou por um período de poucas chuvas.

Além de possuir alto valor bromatológico, o ADRF 6010 é uma cultivar naturalmente resistente a secas e períodos de estiagem. O ciclo longo e sua rusticidade proporcionam mais resistência em condições adversas e ajudam a adiar o início do uso de silagem. 

Rico em Proteína, Carboidratos e com alta digestibilidade, o ADRF 6010 permite ainda a otimização do uso de ração (concentrado comercial), saindo dos tradicionais 3 para 4,2 Litros de leite por kg de ração fornecida. Esta condição resulta em significativa economia para o produtor, que recebe por litro de leite.

Fonte: http://www.attosementes.com.br

Mais Notícias