A Cotrisal inova e busca mais opções de materiais para cobertura de solo, mas com uma preocupação muito grande com relação a qualidade das sementes, principalmente para evitar a contaminação dos solos com nematoides e com a introdução de invasoras resistentes aos herbicidas existentes no mercado. A empresa ATTO – Adriana Sementes foi escolhida por ofertar os materiais que estavam sendo demandados, principalmente pela garantia quanto a qualidade dos mesmos e a segurança de pureza das sementes. O Milheto ADR 300 e a Crotalária Spectabilis foram escolhidos para este trabalho por entregarem não somente produção de palhada, mas também por melhorar muitos outros aspectos como, reciclagem de nutrientes, estrutura física do solo e controle de nematoides.
O Diretor Comercial Sr. Jose Antônio Matielo apresentou a ATTO – Adriana Sementes para a equipe do Departamento Técnico no dia 02 de outubro. Na oportunidade mostrou que a missão ATTO – Adriana Sementes é “Contribuir para a evolução do agronegócio, com produtos e serviços diferenciados e inovadores, proporcionando rentabilidade para o cliente e sustentabilidade ao nosso negócio”, casando perfeitamente com o objetivo da COTRISAL que é levar a melhor solução possível aos seus associados e clientes.
No dia 19 de dezembro ocorreu um treinamento com Eng. Agr. Carlos Hermans da ATTO – Adriana Sementes para a equipe do DETEC da Cotrisal, tendo objetivo principal apresentar e repassar orientações técnicas quanto as recomendações de plantio e manejo das culturas da Crotalária Spectabilis e Milheto ADR 300.
A crotalária spectabilis será posicionada pós milho, pois nesta condição entregará seu máximo potencial. A crotalária possui algumas características específicas e entrega vantagens ao produtor como:
- Incorpora ao solo de 100 a 160 kg de N por há, sendo uma das principais culturas empregadas para recuperação de solos degradados. Quando utilizada na região de ação de Cotrisal, onde os solos já possuem um nível de fertilidade elevado, então a melhora na performance da cultura sucessora é muito visível e significativa com relação a incorporação de nitrogênio ao solo;
- Possui um sistema radicular muito forte no perfil de solo inicial, deixando assim o solo muito poroso após a decomposição das raízes;
- Em solos com problema de nematoide, principalmente o pratylenchus brachyurus que é um dos que mais prejudicam a produtividade da soja, a crotalária possui fator de reprodução 0, isto reduzirá drasticamente a população do mesmo no solo.
O Milheto ADR 300 poderá ser plantado pós milho ou pós soja. As principais vantagens na sua utilização em cobertura de solo são:
- Produz uma grande quantidade matéria seca por há mesmo num curto período de tempo, 4 vezes mais que a aveia;
- Realiza uma ótima reciclagem de nutrientes e com rápida entrega ao sistema;
- Possui fator de redução de 0,2 para nematoide como o pratylencus brachyurus e Rotylenchulus reniformis.
- Não necessita ser dessecado e nem há possibilidade de rebrote após o inverno;
- Pode ser utilizado para pastejo e depois deixar para cobertura, consórcio pecuária e lavoura;
- Melhora solo, pois suas raízes podem chegar até 2,5 metros de profundidade;
- Segurança com relação a qualidade das sementes ATTO – Adriana Sementes, possibilidade ZERO de levar para lavoura sementes de invasoras ou nematoides.
O Eng. Agr. Marcio Witter da Cotrisal ressaltou “estávamos a 2 anos analisando o mercado em busca de uma empresa que pudesse ofertar uma semente com qualidade e segurança e agora fechamos a parceria com a ATTO – Adriana Sementes. Este é apenas um começo de um novo ciclo em se tratando de cobertura de solo”.